quarta-feira, 20 de julho de 2011

Energias Limpas

Há muito tempo se persegue uma alternativa ambientalmente mais amigável para abandonarmos (ou ao menos diminuirmos) a necessidade de uma matriz energética baseada nos combustíveis fósseis que promovem a liberação de carbono e o aumento do efeito estufa.

As chamadas energias limpas são as que em sua geração não há liberação de gases tampouco consomem recursos naturais.

Atualmente cinco formas de produção de energia são consideradas limpas, são elas: Éolica; Solar; das Marés; Biocombustíveis e Biogás.

Eólica



Produzida com aproveitamento natural dos ventos, pode abastecer locais onde não há possibilidade de se levar a rede elétrica, além de ser uma fonte inesgotável. Os ventos fazem girar “cataventos” que acionam um gerador produzindo energia elétrica. Em verdade, são uma forma indireta de produção de energia pelo sol, na medida em que os ventos são produzidos pelo aquecimento desigual da superfície da Terra, pelos raios solares.



Apesar de não produzir nenhum poluente tem como ponto fraco a poluição visual, que é subjetiva, e a poluição sonora, que inviabiliza em alguns casos a sua instalação próxima a núcleos populacionais. Neste ultimo caso, as novas tecnologias tem produzido modelos aerogeradores mais eficazes e que produzem menos ruídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário